segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Há piolhos no "pedaço"

E hoje, virei Leoa em casa, pronta a atacar alguns pais da sala da C grande, que não têm a mínima noção do que é educar, ensinar e proteger. Acham normal, que ontem depois de ter percebido que a Carlota estava com piolhos, depois de ter feito um alerta aos pais da sala dela (foi o mínimo que achei que devia fazer e gosto que também façam comigo), hoje foi gozada o dia inteiro por 3 colegas, que passaram o tempo a dizer que estava com piolhos? Não imaginam o triste e magoada que estava quando chegou a casa, não só com a situação porque passou (ela disse que foi desde manhã até à hora de virem para casa), mas comigo, por ter avisado os pais dos amigos. Nunca, em nenhuma das vezes, que me foi dito que A, B ou C estavam com piolhos, disse às minhas filhas os nomes dos amigos que tinham piolhos, nem sequer lhes digo para não estarem ao pé deles para evitar que apanhem. Ter piolhos é chato (muito chato), ter de andar a vigiar é uma seca,claro que é, mas faz parte. Até aqui, nunca tinham apanhado, mas sabia que haveria uma primeira vez. E desta vez calhou a elas. O que nunca me passou pela cabeça foi que por ter feito uma coisa boa, por ter alertado e não ter ficado calada, uma delas tivesse de passar por uma situação que a deixou constrangida, envergonhada e triste. Será que lhes passou pela cabeça, que um dia podem ser os filhos deles a passar pelo mesmo? Será que iam gostar? Há coisas que podem e devem ser evitadas, ter atenção ao que nos rodeia também é importante.
Fica apenas um desabafo, pois acredito que não tenham feito por mal, mas quem sabe assim, mais crianças deixam de ser gozadas por atitudes de adultos, que por acaso até são pais.


De ontem de manhã, com um kit, diferentes mas iguais, amoroso, das Letras Bordadas.







Jardineiras, calções, túnica e meias de losangos: Letras Bordadas
Sapatos de franjas: Moleke
Sapatos de fivela: Pé de Pato
Ténis: Converse




Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

29 comentários:

  1. Ana, este ano ouvi dizer que esses bichos estão ultra resistentes. Também recebi aviso da escola mas nem me passa pela cabeça perguntar quem é... Haja paciência para os pais e para ver as cabeças com muita atenção.... Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Ana não costumo comentar mas normalmente o que acontece é que não avisam os paus e depois passam para os nossos filhos e muitas da vezes são os mesmos que os passaram que ficam com os outros.... É muito triste mesmo mas eu como mãe viraria mundos e fundos para ensinar os paizinhos...... Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ana a mim aconteceu-me o mesmo o ano passado com a minha VEra. Como sou representante dos pais, enviei um email a todos a pedir para conversarem em casa com os filhos sobre o assunto. Calha a todos. E a professora também falou com eles. Mas a mim doeu-me tanto o coração, a minha menina a queixar-se de mim, que digo tudo a todos.

    ResponderEliminar
  4. Pois eu já fiz o mesmo por duas vezes, e farei novamente se preciso for. Acho que é uma obrigação nossa. Até porque enquanto os nossos fazem tratamentos e os outros não, as cabeças dos nossos continuam na mesma.
    A mim até já me aconteceu pior, numa festa da escola depois de falar com vários pais, para verem a cabeça dos filhos porque podiam ter apanhado da minha, a resposta foi "ai, não te preocupes, o meu está assim há imenso tempo..." desculpa??? E eu a achar que a minha era a culpada e a fazer tratamentos uns atrás dos outros...

    ResponderEliminar
  5. Mas mandou a Carlota para a escola com piolhos? Acho compreensível que nesse caso os pais conversem com os filhos, numa tentativa de evitar que estes também apanhem (o que não quer dizer que seja o correcto a fazer, mas percebo quem o faça). De qualquer forma, claro que ser gozada na escola por causa disso é uma situação chata para a Carlota (ou qualquer outro miúdo que passe por isso), mas faz parte, as crianças são mesmo assim é daqui a uns dias já ninguém se lembra de nada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não mandei com piolhos, depois do tratamento de ontem hoje de manhã voltei a ver a cabeça e a pentear com o pente. Não garanto 100% que não tenha, mas quase de certeza pois não saiu nem mais um, caso contrario teria ficado em casa. O ninguem se lembra é verdade, mas para o caso de quem goza, não sei se para os gozados passa assim tão rápido.

      Eliminar
    2. Claro que demora mais a esquecer para quem foi gozado, mas já todos passámos por situações dessas alguma vez na nossa vida. Se estivéssemos a falar de uma situação em que a criança é gozada durante um longo período de tempo a história seria diferente, mas sendo uma sutuaçao pessoal há-de passar rapidamente. Mas obviamente que a Ana tem toda a razão ao achar que este tipo de coisas não deveria acontecer e se fosse com uma filha minha estaria igualmente chateada. É difícil vê-las assim tristes, mas tudo passa. É preciso saber relativizar as coisas.

      Eliminar
    3. Sim eu sei, mas hoje fiquei com o coração apertado por ela...amanhã ja passou e até eu ja não vou achar assim tão grave;)

      Eliminar
    4. Apanhei piolhos no 10ªano, mas como foi nas férias da Páscoa não disse a ninguém. Voltei a escola, e 2 colegas, como tinha partilhado com elas um chapéu, perguntaram-me se tinha tido piolhos. Disse que sim, mas que já me tinha tratado. Resultado avisaram a professora de turma, mas a minha turma inteira apontou-me como a piolhenta. Chamaram uma enfermeira à escola para falar com a turma e os pais, resultado: pais das minhas colegas a dizer que era impossível, que desde setembro que andavam sempre cheias de piolhos, quando eu só tive na Páscoa! É, é lamentável a situação! Os pequeninhos esquecem, os grandes não!

      Eliminar
  6. Pois é verdade Ana, todos os anos, por esta altura e depois na Primavera, lá recebemos os avisos da escola de que há crianças com piolhos é que devemos inspeccionar as cabeças dos nossos em casa... felizmente, a minha ainda não apanhou porque é loirinha assim como a Carlota e dizem que é terrível para 'caçar' os piolhos e lêndeas.

    ResponderEliminar
  7. E provavelmente até disseram aos filhos para não se aproximarem dela. O que ela passou, passei eu ha imensos anos atrás e podes crer que eu lembro-me como se fosse hoje. São coisas que marcam uma criança.

    ResponderEliminar
  8. Existem uns pentes que se vendem na farmácia que emitem uma espécie de choque que mata os bichos (piolhos e lêndeas) funciona com uma pilha e é fantástico porque pode-se usar todos os dias como prevenção ou até eliminar os indesejados. Assim não é necessário estarmos a colocar químicos nas cabeças das nossas meninas. Eu sugeri no Jardim de Infância da minha filha que comprassem um pente desses (penso que o meu foi cerca de 30€) e quando vissem piolhos em alguém usavam logo para não deixar que fiquem todos com piolhos, mas acho que ninguém ligou nenhuma e continua tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  9. Ana elas estão maravilhosas com essas roupas! Sempre com um ar super giro! Quanto aos piolhos e aos pais parvinhos, também não entendo! Nas salas das minhas filhas já houve piolhos, felizmente nenhuma apanhou (por agora.. mas também não vejo isso como nada muito grave). A escola não passou informação nenhuma de nomes de crianças, limitaram se a informar que existiam piolhos, que era melhor levar os chapéus para lavar e ter atenção a cabeça das crianças para se necessário fazermos o tratamento. É realmente muito triste, adultos ensinarem as crianças a ser tão mazinhas:( Imagino a sua revolta. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Ana, para saberes tudo sobre piolhos: http://www.nheko.pt/2015/11/uma-decada-de-pediculose.html Boa sorte!

    ResponderEliminar
  11. Os meus já não vão para a escola sem colocar o repelente! A do meio já apanhou, avisei a escola não falei com os pais, a escola envia logo comunicado para casa o problema é que muitos pais não fazem tratamento! Repelente sempre ou então apanha logo!

    ResponderEliminar
  12. A ética das profissionais deixa muito a desejar...não se diz nunca o nome da criança... Devia mesmo falar com o pessoal da escola e mostrar o seu desagrado:-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está aqui em causa a ética, fui eu que avisei os pais do grupo da sala através do watsap ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. A Ana foi um pouco inconsciente,quem temos de avisar é a professora e depois a professora faz o comunicado aos restantes pais ,mesmo p proteger a criança... E esquecem não é bem assim cada vez que houver piolhos vão desconfiar da Carlota :(

      Eliminar
    3. A Claudia tem toda a razão, é a professora que tem de informar os pais sem referir nomes. Se foi a própria Ana a dizer do que estava à espera?!

      Eliminar
  13. O q seria as crianças deixarem de ir à escola por causa dos piolhos!!?!? O q há a fazer, é obviamente o tratamento e avisar na escola, tal e qual como a Ana fez. O problema é q vivemos num mundinho de gente retrógada que acha q os piolhos são uma doença, e então dizem aos filhos para não se aproximarem. Muito triste mesmo... E claro que a Carlota não vai esquecer " amanhã".

    ResponderEliminar
  14. Na escola do meu filho enviam email a avisar quando esses bichinhos aparecem...nunca dizem quem são os meninos... O mesmo acontece quando há casos de varicela, outra doença ou virose....e nunca, nunca divulgam quem são os meninos. Cabe à escolas alertar e não aos pais.
    Um beijinho à C e Adeus aos bichinhos!!!

    ResponderEliminar
  15. A Ana fez o que era correto e ponto. O que esses pais se esquecem é que os piolhos vieram de algum lado, não apareceram por magia na cabeça da sua princesa - se calhar foram os filhos desses pais que pegaram piolhos à C?! E o que interessa? É normal!! Ahhhh, e para quem não sabe, os piolhos gostam de cabeças lavadinhas!! Muito mimo para a C, repelente q.b. e nota negativa para esses tristes pais que, mais cedo ou mais tarde, vão passar pelo mesmo (se é que não passaram já, mas não foram capazes de falar no assunto).

    ResponderEliminar
  16. Que coincidência! O meu L também nunca havia apanhado, e este ano, apanhei-lhe uns piolhitos! Tal como você, também avisei na escola e tratei logo de os eliminar! Espero que não o tenham gozado na escola! É que ele não é muito de contar o que se passa... diz sempre que correu tudo bem...
    Não acredito que os pais tenham feito de propósito.. e neste caso não foram só os pais que estiveram mal.. Quem avisou esses pais ( professores ou auxiliares) não tinham nada que mencionar o nome da/s criança/s que tinham apanhado os piolhitos! Certo? A prepósito dos piolhos, tive um episódio muito engraçado com o meu filho. Ao explicar-lhe que o champô servia para matar os piolhos e os ovinhos dos piolhos... ele responde-me muito triste e verdadeiramente sentido..." Não quero matar os piolhos crianças!... :(" Lá tive que inventar um história "mirabolante" de que só iríamos eliminar só os piolhos vilões e os bonzinhos fugiam.. tipo refugiados.. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...mesmo isso. O mundo mágico das crianças é extraordinário! Essas histórias fazem todo o sentido pois tornamos o mundo das crianças num mundo cheio de vida e de alegria!

      Eliminar
  17. Nem me fale em piolhos, que tenho um trauma desgraçado. A minha apanhou piolhos com, imagine SETE MESES!!! Num certo dia que uma familiar, por preguiça, não quis levar o carro da minha filha no carro e insistiu que levasse emprestado um daqueles da chicco que têm disponíveis nos centros comerciais. Quando chego a casa, PUMBA, encontro-lhe um piolho (e outro em mim!!) . Foi um pesadelo, imagine chegar a uma farmácia e ter de dizer "a minha bebé com 7 meses tem piolhos". Olharam pra mim como se fosse a pior mãe do mundo, e nem me deram produto nenhum, por ser tao pequena. Óleo de Amendoas doces e pente fino no banho!!! Foi uma semana de fugir, a sério.
    Os miúdos são cruéis e os pais pior ainda. Não tinham nada de dizer que era a Carlota a afectada! Ainda há mt preconceito com a Pediculose, as pessoas ainda acham que os badalhocos é q apanham piolhos, enfim... Vai passar!!! Coragem!!

    ResponderEliminar
  18. O nosso dever é avisar a escola e não os pais, a escola deverá encarregar-se de fazer circular a noticia sem nunca referir os nomes de crianças. Os meus por vezes lá referem um nome ou outro, mas porque eles falam entre eles e na inocência de crianças não escondem. Agora pelos profissionais nunca soube um nome de uma criança que tivesse. E assim deverá sempre ser. De qualquer modo, quando, principalmente o mais velho refere que A ou B têm piolhos, eu digo sempre que é uma coisa natural, como uma doença que se apanha, e que não deve em caso algum gozar com os amigos.

    ResponderEliminar
  19. Pois, seria mais fácil dizer à professora e ela que avisasse os outros pais.
    Eu também avisei uma vez nos tempos livres às mães dos dois melhores amigos do meu filho: resposta de uma das mães: "Ah o meu filho não tem piolhos!!"
    Duh, haja paciência!

    ResponderEliminar
  20. Os outros nunca têm piolhos, não é? Já escrevi vários posts sobre este assunto, que é chato, é, mas está mais do que provado que piolhos não é sinónimo de sujidade! Eu também aviso sempre a escola e a educadora depois avisa os pais todos. Os meus filhos têm uns cabelos lindos e cheirosos e apanham sempre. É uma chatice. Uma vez, um amigo meu, numa reunião da creche da filha disse que a filha tinha piolhos, para alertar, e ficaram todos os pais horrorizados a olhar para ele, que os deles nunca tinham! Ele pediu-lhes para olharem nesse momento para as crianças, que se encontravam um pouco afastadas a brincar... E sabem que mais? A maioria estava a coçar a cabeça... mas os pais negavam, cheios de vergonha!! Enfim... Só lamento que tenham gozado com a sua filha, imagino a dor de alma que sentiu.

    ResponderEliminar
  21. há pais muito atrasadinhos...

    ResponderEliminar