terça-feira, 17 de novembro de 2015

Eu vou ser a chata

Quando se ouve falar de doenças graves, o cancro está no topo da lista, pelo menos da minha, que cada vez conheço mais casos de morte por causa desta maldita doença. Uma das pessoas mais importantes da minha vida já cá não está porque não resistiu a ela. E tantas outras importantes na vida de amigos e família. Muito poucos, nos dias de hoje, não conhecem alguém ou não tiveram já de passar pela dor de ver quem muito gostamos sofrer com o cancro. Quantas lágrimas já não caíram pela morte de uma mãe, pai ou filhos e quantos palavrões e sentimentos de revolta já não se ouviram por não haver nada a fazer. Que doença é esta que nem a medicina por muito que se esforce, por muito que tente, consegue curar? Há excepções e ainda bem, há casos de sucesso e são esses que nos dão força para acreditar naqueles momentos maus. É aliás por isso que cada vez é mais importante a prevenção e estar de olhos bem abertos e alerta aos primeiros sinais.
Quem perde alguém, tem ainda mais noção destes cuidados, mas para muitos ainda é uma coisa que temos tanto medo e receio que por defesa, acho, queremos pensar que só acontece aos outros e não a nós e por isso vamos deixando andar, sem controlar, sem fazer exames e sem vigiar tanto quanto devíamos.
Eu não tenho a menor dúvida que vou ser uma chata, quando o H chegar aquela idade (45 anos) que deve começar a vigiar o Cancro da Próstata, porque eu sou forte para muitas coisas, mas nem imagino perder o meu pilar por causa desta "estúpida"doença. No way, eu não vou deixar.

Porque eu não quero que o Cancro da Próstata seja um problema por aqui, vou ser a chata quando chegar a altura


Vigiar, estar alerta e atentos, são meio caminho andado para não sermos mais um neste número tão grande de vitimas do cancro.


Este post foi feito em parceria com os Hospitais Lusíadas que tem muito mais informação sobre este assunto aqui

25 comentários:

  1. Escolheu mal o exemplo. Não vai deixar? Infelizmente, não é dos cancros mais facilmente detetáveis (e porquê o patrocínio de um hospital privado, era mesmo necessário?) Há estudos que mostram que um valor elevado de PSA não é fiável na deteção do risco de cancro da próstata e que, pelo contrário, há muitas intervenções desnecessárias em casos que nunca evoluiriam para cancro.
    O meu marido tem 58 anos e espero que ainda cá esteja mais uns anos, apesar da idade tem filhos pequenos. Mas não sou eu que deixo ou deixo de deixar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ana, quando digo não vou deixar, estou a falar da falta de atençao para este assunto e da falta de controlo que muitos Homens e até mesmo nós mulheres acabamos por ter. Não vou deixar que ele se esqueça, quando chegar à idade, que tem exames de controlo para fazer tal como nós em relação ao cancro da mama, por exemplo.

      Eliminar
    2. Muitos casos podem ser evitados se forem descobertos a tempo. Foi apenas isso que quis dizer quando escrevo não vou deixar.

      Eliminar
    3. sabe que ser blogger é um emprego, e parte desse emprego passa por fazer parcerias com marcas e instituições, ou seja, recebem algo em troca de publicidade. E não há mal nenhum nisso. Agora passou a ser obrigatório por lei explicitarem quando o post é feito em parceria com alguém, para que os leitores possam saber quando alguma opinião é objectiva em relação a algum produto ou quando é "comprada". De qualquer forma, não acredito que os bloggers façam parcerias com marcas e produtos em que não acreditam, portanto, sim é mesmo necessário ;) Não critique a Ana por isso :)

      Eliminar
    4. Por acaso critico e unicamente pelo tema que é. Obviamente que todos os "gosto tanto de..." existem porque as marcas patrocinam. É um negócio. Não acredito nem um bocadinho. Mas quando se trata de saúde, penso que devia haver mais pudor.

      Eliminar
    5. Há algum mal em alertar para o cancro da próstata? Mesmo sendo um post publicitário ao Hospital Lusíadas? Eu honestamente não vejo mal nenhum...

      Eliminar
  2. Ora atente nesta regra básica de português: não se separa o sujeito do verbo por uma vírgula. De nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigada pela correcção. POr muito que lhe custe a acreditar (ou nem acredita, pois o seu comentário no outro blogue é mais do que prova que me acha uma burra que não sabe escrever), tenho em consideração e tento mudar. Tenho feito um esforço para que tal não aconteça, mas com tantos comentários negativos, em vez de melhorar tenho noção que tenho dado ainda mais. Vou tentar ter mais atenção e irei continuar a agradecer as correcções, que são a melhor forma de aprender.

      Eliminar
  3. Patrocinado pelo cancro. Mas que post infeliz. Você não tem mais que fazer que fazer parcerias com hospitais? Ganhar dinheiro à custa dos que precisam. Só de gente louca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que triste a mensagem que quer passar ao deixar este comentario. Caso nao saiba, hoje é o dia mundial do combate ao cancro da próstata. Este post feito em conjunto com estes hospitais serve de alerta. Aqui nao está escrito nem se quer subentendido que é o melhor hospital para ser tratado, aqui sim dá a conhecer um blog ( o dos hospitais Lusíadas ) com temas bastante interessantes onde num deles está explicada a importância de ser descoberto este tipo de cancro com a antecendencia recomendada. Loucura são mentes como a sua.

      Eliminar
  4. É sempre um alerta importante só tenho pena que seja feito em parceria com um hospital onde por não olharem para um RX atrasaram o diagnóstico de cancro do meu pai um ano...

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Ana! Gostei muito. Há que sensibilizar as pessoas para a detecção precoce que, continua a ser, a melhor forma de detectar a tempo de salvar vidas. E isso está escrito! Fez-me lembrar que vou ter que ser uma chata com uma data de pessoas :)

    ResponderEliminar
  6. Sigo-a há mais de 2 anos, (estava a Ana gravida da Caetana) e eu da Maria, que têm dias de diferença. Sou fã das miúdas e não me incomoda absolutamente nada a publicidade, gratuita ou não, sao sugestões. Quem quer aceita, quem não quer... Tem bom remédio, há tantos blogs para seguir... Eu admiro-a Ana, para além de ter de ouvir (ler) o que para mim, vai para além de desagradável, ainda perde tempo a responder.
    O que é demais enjoa, e pela sua saúde, não perca tempo com o que não lhe faz bem. São só más energias de pessoas que se escondem atrás de um ecrã. Tristeza.

    ResponderEliminar
  7. Não percebo o porquê dos comentários negativos. Sim, a Ana é blogger e como tantos outros faz posts de "propaganda". Mas este não me parece de todo texto certo para virem criticar. Apesar de ter sido feito em parceria com os Hospitais Lusíadas (não vou julgar a sua qualidade até porque não conheço bem, cada um sabe de si), este é um assunto MUITO relevante e é, por isso, importante de ser falado. Acompanhei de perto um caso de cancro da próstata, felizmente detectado a tempo, há uns anos e sei que é bem mais comum de muita gente possa pensar.

    ResponderEliminar
  8. Ana, não publicou o meu comentário anterior, o que me leva a crer que, de alguma forma, o considerou ofensivo. Por isso - e não o tendo escrito com essa intenção - peço desculpa. É tão somente uma opinião de uma leitora relativamente assídua, vale o que vale.
    Não a crítico por viver do blogue (se pudesse faria o mesmo), mas acho que o bom sendo, a etica, chamemos-lhe assim deve imperar quando se aceitam parcerias. Não achei que a parceria fosse correta - acho que os hospitais deviam ser isentos nestas vidas publicitárias - tal como não achei que o conteúdo fosse o melhor, ou que o tivesse abordado da melhor forma. Tão somente isto.
    Mais uma vez, lamento se a ofendi no comentário anterior, não foi de todo intencional.

    Pequeno P.S.- não precisa aceitar este. 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas vezes não aceito comentários, não porque acho que me ofendem a mim (que foi o caso) mas porque a marca sobre quem escrevem pode ficar.

      Eliminar
    2. Compreendo Ana. Por isso lhe enviei este, pq percebi que o comentário foi mal interpretado, ou pouco claro quanto à opinião, que isto da escrita nem sempre é fácil compreender...
      De qlq forma, volto a dizer era só uma opinião, valia o que valia, e lamento que o tenha levado como ofensa pessoal.

      Eliminar
    3. Expressei-me mal, não achei que me ofendeu a mim no primeiro comentário. Podia era ofender a marca, desculpe, agora a culpa foi minha no comentário de cima. Não em ofendeu nada e aceito a opinião ;)

      Eliminar
    4. :) Ah, de facto em cima parcebi que tinha ficado ofendida.
      A propósito do post que publicou depois (o da Rosinha), e a propósito também das constantes retificações que lhe fazem aqui, já experimentou reler o texto em voz alta antes de publicar?
      Faço isso muitas vezes e ajuda a perceber se a pontuação está bem ou não. (E mesmo assim às vezes ainda volto a corrigir, uma 2a ou 3a vez.... ;)

      Eliminar
  9. É tão triste os comentários maldosos de algumas pessoas...
    Os blog servem maioritáriamente para expor a opinião do autor e quem não concorda ou não gosta do que é dito, só tem que procurar outro blog com que se identifique.
    Tanta coisa na internet e adoram perder tempo a criticar os outros, com criticas nada construtivas.

    ResponderEliminar
  10. É incrível, se seguem um blog é porque gostam, se não gostam não o sigam...

    ResponderEliminar
  11. A parceria com Hospitais ou entidades do género, cujo objectivo visa alertar para a prevenção e rastreio deste tipo de doenças parece-me bastante positivo. São doenças graves e muitas podem ser reatadas quando detectadas precocemente. Os blogs chegam a muita gente, é um meio de comunicação cada vez mais usado e que é capaz de sensibilizar mais pessoas do que muitos outros meios. Porque não usá-lo? É um tema sério e deve ser tratado da mesma forma. O que é que interessa a mesquinhice?

    ResponderEliminar
  12. Ana gosto muito do seu blog e nao percebo porquê toda esta polemica em volta de uma publicidade a um hospital. Ninguem é obrigado a la ir, nem a Ana obriga ninguem a ir, é uma sugestão . Tanta polemica porque? Toda a gente vê televisao, lê jornais e tem imensa publicidade e as pessoas acitam isso como sendo uma coisa que faz parte do audiovisual, porquê agora num Blog não pode haver publicidade? é um blog, é pessoal, a Ana faz o que quiser e se quiser fazer publicidade é uma escolha dela , so vem ao Blog quem quer e so aceita a publicidade quem quer. Todos são livres de escolher, e a Ana tambem é relativamente ao seu Blog. Isto é mesmo um "não assunto". A mensagem de Alerta para o cancro da prostata é muito mais importante e séria , se tem publicidade por tras ou não é pouco relevante. parece-me um tema muito mesquinho a publicidade ao lado de um tema como o Cancro, deixem de dar importancia a pormenores e reflitam sobre o tema e tomem atitudes , o resto é so vontade de criticar.

    ResponderEliminar
  13. Ana, obrigado pelo artigo de sensibilização! É muito importante alertar para a vigilância desta doença, seja qual for o motivo inerente à publicação (ao qual nenhum de nós tem que ver) sublinho o alto valor destes artigos de prevenção. E agora, por considerar, também importante fazer recomendaçõese partilhar experiências: outro hospital que também disponibiliza informação e um serviço muito bom de acompanhamento a esta e outras doenças de foro oncológico é o Hospital da Luz. E por isso deixo também o meu contributo: http://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/apoio-a-clientes/saiba-mais-sobre-a-sua-saude/?contentID=57610. Obrigada mais uma vez. Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar
  14. Olá Ana, começo por agradecer a partilha deste conteúdo dedicado à sensibilização para uma doença, que como disse, nos afecta a quase todos, de uma forma ou outra. Por isto, parabenizo-a, nada tendo que ver (como qualquer um de nós) com o motivo que a levou a partilha-lo. É interessante, é útil e obrigada. Considero também que é bom que cada um nesta blogosfera partilhe as suas experiências e faça as suas recomendações, por isso decidi deixar igualmente o meu contributo, destacando os serviços disponibilizados pelo Hospital da Luz para esta em particular, mas também para outras doenças do foro oncológico, que são de excelência. http://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/apoio-a-clientes/saiba-mais-sobre-a-sua-saude/?contentID=57610
    Obrigada mais uma vez pelo artigo.
    Francisca

    ResponderEliminar