segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Que tal ter vergonha na cara?

Pensei algum tempo se havia de escrever este post, porque sei que algumas vão achar que lá estou eu a tentar arranjar polémicas, mas depois olhei para a foto dos vestidos e nem hesitei mais. 
Quem me segue sabe que tenho um carinho e um respeito muito grande pela Helena e pelo Peixinho do Mar, uma das marcas de criança mais antigas do nosso País. É uma marca que conheço desde que fui mãe e é uma das marcas que desde sempre aparece neste blog. Hoje em dia, considero a Helena uma amiga e ver ser copiada à descarada (sim este é um caso de descaramento e uma enorme falta de respeito pelo trabalho de pessoas que se esforçam para ter novas ideias, novos modelos e peças que todos gostam e querem ter) deixou-me solidária e ao mesmo tempo revoltada e irritada com a cada vez maior falta de respeito pelas pessoas.
Desta vez até foi uma seguidora que me enviou a fotografia do facebook de uma página (que como devem calcular nem vou dar tempo de antena) e também ela chocada, me comentava e perguntava porque não há penalizações em casos destes. Infelizmente não há muito a fazer, penso que basta ter um tecido diferente para não ser considerada cópia. O vestido do Peixinho do Mar foi mostrado dia 20 de Outubro ( no Blog da Carlota) e a marca copiona lançou o "seu" vestido dia 23...que coincidência! Este é apenas um caso, mas há mais, há mais marcas que são copiadas e copiadas de colecção para colecção e este post é também a pensar nelas e no que têm de engolir quando vêm peças iguais às suas na "concorrência".
Como mãe, tudo isto me deixa preocupada, as minhas filhas estão a crescer num mundo com cada vez menos escrúpulos, cada vez menos respeito pelo próximo, com cada vez menos princípios e valores.

Um recado para quem copia assim ...que tal ter vergonha na cara?

O vestido do Peixinho do Mar e a cópia descarada ao lado...




73 comentários:

  1. Espero que já que acha que este mundo deve ser justo possa aceitar este comentário. Já ouviu falar em inspiração? No outro dia você copiava uma foto de uma blogues que a inspirou... Mas aqui é falta de respeito. Tenha juízo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitei o seu comentário, mas realmente tem razão, não tenho qualquer juizo senão não o teria feito ;)

      Eliminar
  2. Deduzo que não compre nada na Zara e marcas similares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não percebeu? A Zara, Mango e variantes, copiam descaradamente outras marcas.

      Eliminar
    2. Peço desculpa, não tinha mesmo entendido. Não acho que copie à descarada. Acho que tem vindo a mostrar outros estilos e coisas mais o "nosso" estilo, mas se calhar tem razão, mas assim à descarada nunca reparei ou notei.

      Eliminar
    3. Ana... Não sabia que a inspiração da Zara vem de outras marcas? Não consigo acreditar nisso. Desculpe.

      Percebo a intenção do post mas... tenho muitas reticências em relação à sua utilidade... Anyway, é o seu espaço e escreve o que quiser. Só continuamos a seguir se nos fizer sentido também.

      Um beijinho

      Eliminar
    4. Eu não disse que a Zara não se inspirava noutras marcas, eu disse que nunca vi uma cópia à descarada, mas também não conheço tudo e se calhar até já viu e eu não.

      Eliminar
  3. Não acho grave!
    O tecido é diferente, o mercado é enorme...
    Tantas marcas que copiam os grandes criadores... tantas... tantas...
    Não considero o post polémico, é a sua opinião e partilhou-a com que a segue.
    Polémicos costumam ser os comentários!!! :) :)
    Beijinho,
    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Você imita descaradamente outras bloguers e agora deu-lhe para isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que me desse exemplos ;)

      Eliminar
    2. A cor do cabelo das suas filhas também é falsa, por isso... falso por falso!!! Vivemos num mundo da falsidade

      Eliminar
    3. Sinceramente ha comentarios tão maus. Como é que se pode chegar ao ponto de se meterem com o cabelo das miudas. Não há pachorra.
      Lia

      Eliminar
  5. Vergonha na cara devia ter você que faz de tudo para ganhar dinheiro...Até expor de forma tão perigosa as suas filhas. Não há vergonha nenhuma em inspirar.se noutra pessoa. Copia não é... Ou não reparou que um é vermelho e outro azul?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um é vermelho e outro azul??? Não me diga?

      Eliminar
    2. Ainda que a Ana tenha que ter ou não vergonha na cara, educação, sabe o que é anónimo? Um pouco de decoro e polimento nunca fez mal a ninguém, pode dizer as mesmas coisas de forma menos agressiva, assim é simplesmente cretino.

      Eliminar
    3. Pois eu sou cretina por responder de forma agressiva a comentários queridos, fofinhos e nada ofensivos..e quem os escreve é o quê? Pessoas espectaculares, simpáticas e coitadinhas que levam com os meus comentários agressivos.Ohhh devem estar todas a chorar!

      Eliminar
    4. Ana. Não merece a pena responder. Tou chocada com o que estou a ler. As pessoas podem estar mais ou menos de acordo. Mas estamos a chegar a um ponto... E detrás do anonimato atacam e ofendem. Podem mostrar um ponto de vista diferente sem ofender??
      Lia

      Eliminar
  6. A roupa de criança não tem muito por onde inventar. Não há uma peça milagrosa que esteja para nascer. As marcas portuguesas copiam TODAS descaradamente as marcas espanholas. Acho sinceramente que a Ana não devia sofrer as dores dos outros. Devia ser imparcial para depois não se lamentar que se viram contra si. Vá vá...não publique este comentário como faz por hábito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas assim recebe uns vestidinhos grátis.

      Eliminar
    2. Pois a Ana gosta é disto. Gosta de uma bela polémica pois são visualizações no seu blog que lhe dá mais uns tostões no bolso. Ganhe juizo que já tem idade para isso. Até parece que as peças que recebe das marcas não são cópias de outras que já existem. Deve estar à espera que alguém invente uma saia para usar nas mangas.

      Eliminar
    3. Já escolhi todos os que vestidos que vou pedir ;)

      Eliminar
    4. Como se fosse mentira que a Ana faz tudo para receber roupa grátis. Toda a gente a conhece por isso.

      Eliminar
  7. Oh Ana, nem parece seu. Você por vezes parece uma criança. Eu pego num modelo que vejo numa revista e faço ou mando fazer exatamente igual. Qual o drama?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, mas uma coisa é fazer um modelo para o usar outra coisa é usar um modelo para fazer dinheiro à custa do trebalho dos outros, não lhe parece mal?

      Eliminar
  8. Até porque se a cópia fôr mais barata,porque não comprar? Nem toda a gente pode gastar 60 ou 70 € num vestido de criança...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo a questão dos valores, mas porque não terem ideias e venderem essas que as tiveram? Achava mais correcto e até aposto que a pessoa que o fizesse se sentisse muito melhor com ela propria, para não falar que se sentiria muito mais realizada por tê-la feito.

      Eliminar
  9. Já ouviu falar em modas? É natural que se encontrem peças muito parecidas em lojas diferentes, assim como é natural que umas se inspirem nas outras. Se prestar atenção vai reparar que isso acontece com todas as marcas. Além de que estes 2 vestidos, apesar de terem os traços gerais em comum, não são tão parecidos assim. Nunca se poderia considerar uma cópia.

    ResponderEliminar
  10. Ana, de facto existem situações em que se vê que há cópia. Nesta situação em particular o vestido da marca peixinho do mar é tão normal, que nem considero cópia. E depois as roupas todas "pipocas" e marcas todas pipocas que as bloguers publicam, são todas iguais, todas! A Zara vai às apresentações de grandes marcas e "inspira-se" para fazer muito igual! Ainda há dias li uma reportagem sobre isso. Quem diz Zara diz outras igualmente conhecidas. Voltando aos vestidos, até gosto mais da suposta cópia! A peixinho do mar não vai deixar de vender, por está situação. Atualmente todas as bloguers têm roupa com estrelas, tendas para os miúdos brincarem, todas mostram mesas de refeição, todas seguem as mesmas marcas e sabe que mais? O que difere é a forma como apresentam e o seu modo de vida. Essas características é que nos fazem identificar mais com blog x ou y, senão é como digo tudo igual. Já me esquecia ee agora todas gostam de foguetes Activia e carros SEAT e minis e os quartos das crianças têm gravuras nas paredes.
    No entanto gosto de vir a esta sua casa, pois acho-a mais natural e sincera do que outros blogues.

    ResponderEliminar
  11. Ana, você nem devia dar-se ao trabalho de responder a esta gente que se esconde por detrás do "anónimo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gente não tem blogue.Deve por uma foto para saberem quem é?

      Eliminar
    2. Já pensou que se calhar há quem "se esconda por detrás do "anónimo"" porque não tem outra forma de comentar? Sim, porque não tenho conta google, nem vou andar a criar contas sei lá eu em que sites para poder vir aqui escrever.

      Eliminar
    3. É verdade e eu sei que isso acontece, algumas pessoas comentam anónimo porque não têm outra maneira, mas também dá para perceber quem comenta anónimo por maldade ;)

      Eliminar
    4. Claro, Ana. NIsso concordo consigo.

      Eliminar
    5. Que estranho não ter nos dias de hoje um email... Ainda por cima sendo tão «atuais» na internet e no mundo dos blogs, não é? Gente cobarde que só critica com um disfarce. Mas Ana não se preocupe porque quem nasce anónimo morre anónimo... Uns foram feitos para criar blogs e terem sucesso com eles. Outros...:( ahaha Outros coitadinhos só conseguem ficar invejosos com os blogs dos outros e, a troco de prazer e satisfação, criticam esses blogs (em anónimo, claro).
      Continue com o blog assim e a aprender fotografia pois nota - se claramente, especialmente no post dos avos do hugo, a diferença!
      Um beijo.

      Eliminar
  12. Adoram criticar mas depois não perdem um post seu!

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa estar a meter-me mas de onde é o vestido "cópia" mesmo??
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ana você é a típica falsa moralista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a sua moral se: em primeiro lugar faz uma critica que não é construtiva e em segundo lugar tem a lata de a fazer em modo anónimo?

      Eliminar
  15. Ana, gosto muito de vir aqui, mas realmente não faz muito sentido o post que fez... por outro lado deu a sua opinião e todos temos direito a ela!

    ResponderEliminar
  16. Pronto, fala a arruaceira do costume!
    É muito 'poucochinha' não haja dúvida.
    Oh senhora, as borlas assim não devem ter o mesmo sabor. Ainda por cima a Ana que copia este mundo e a cabeça do outro. Falsa moralidade. Haja pachorra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou poucochinha????!!!! Ui, então devo ser uma grande poucochinha porque até se dá ao trabalho de me ler e comentar!!!!...

      Eliminar
    2. Uma coisa é discordarem de determinado post ou opinião da Ana e comentarem isso(o que é perfeitamente normal de acomtecer), outra completamente diferente é virem para aqui insultá-la como pessoa. Se tem essa opinião dela, porque é que acompanha o blog? Alguma coisa aqui não bate certo.

      Eliminar
  17. Bem, vergonha na cara não deve ter esta gente que vem para aqui ofendê-la. Ou melhor se calhar até têm e por isso não assinam. Atrasadas mentais. Sim são todas gajas cheias de dor de corno, por não conseguirem umas borlas. Oh pah arranjem o que fazer, suas parvalhonas. Adorava ver a vossa coragem para dizer o que dizem na net, pessoalmente. Claro que nunca o fariam. Escondem se atrás de um écran e de um anónimo. A inveja é lixada!
    Ass. Lígia

    ResponderEliminar
  18. Ainda no outro dia vestiu-se igual à Fé Velez: saia plissada, tênis e a carteira a imitar a Chanel dela!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso ténis com saia desde sempre, tenho essa carteira há bastante tempo e já a usava antes dessa foto, a saia plissada por acaso é nova, desta colecção, mas então eu digo-lhe quem eu estava a copiar era a Violeta Cor de Rosa e ela sabe disso ;) Quem me dera poder imitar a Fernanda, com a figura que ela tem, era um elogio e mais é das pessoas que acho que veste com mais pinta...mas não, não a estava a imitar.

      Eliminar
  19. El post fue desafortunado totalmente
    Esa marca que usted dice q copia a la otra no le regala ropa para sus hijas?
    Por favor!!
    No coincide su actitud con su post
    Despues de leer estos comentarios Usted aun queda peor
    No hable de falsa moralidad por favor
    Disculpe si la he molestado pero he intentado ser sincera
    Buena Suerte!!

    ResponderEliminar
  20. Entre uma carteira falsa da rua e a uma carteira original existe uma graaaaande diferença ;)

    ResponderEliminar
  21. Pois... Mas qual será a cópia? Não me parece que 3 dias dessem para copiar, possivelmente são ambos cópias de uma marca espanhola

    ResponderEliminar
  22. Ai Ana não publique os comentarios mal educados para não dar mais azo a polémicas. Gosto muito do seu blog, é o meu preferido.

    ResponderEliminar
  23. E o pior é que a imitação é mais gira. Lol

    ResponderEliminar
  24. Já tinha ouvido falar neste tipo de comentários mas nunca tinha lido nenhum... estou chocada com a vulgaridade e a agressividade que esta gente tem dentro, este blog é para Mâes?! Que valores passam aos filhos depois da agressividade com que postam comentários destes??? Relativamente ao post (que acabou por ficar para 2º plano) 3 dias de diferença parecem-me de facto pouco para saber quem copiou quem ou até se as 2 marcas não copiaram uma 3ª mas parece-me (leia-se na minha opinião) sim que se trata duma cópia, os 4 botões, a gola, os folhos rendados nas mangas, o "saiote" por baixo, enfim todo o conjunto do vestido... o tecido é diferente "lol"! No Design Gráfico esta situação seria analisada, mudar a cor do simbolo não basta para afastar a hipotese de cópia de todo o logotipo... infelizmente em todas as áreas há sempre uns "+ espertos" que de aproveitam do trabalho do outros...
    Catita (se não tivesse conta Google poderia assinar assim...)

    ResponderEliminar
  25. Boa noite! Aqui há dias também vi a publicação do peixinho do mar que sigo há uma carrada de anos, pois a minha filha mais velha tem 11 anos e comprei roupa para ela ainda grávida. O mundo da moda infantil é realmente uma realidade à parte. Sempre houve cópias, mas actualmente com a proliferação de mercados e feiras, nota-se realmente uma concorrência feia e desleal. Não me parece descabido o post da Ana. Aliás, nenhum post é descabido pois o blogue é dela! Serve para isso mesmo: escrever o que lhe apetecer! Só tenho curiosidade em saber quais são as outras bloggers que a Ana imita? É que se há mais assim, digam, por favor para eu poder seguir o blogue é imitar no que puder ;)

    ResponderEliminar
  26. Como ja foi dito o post é seu e escreve o que quer, mas tenho pena que cada vez seja seja mais comercial e menos genuino... escreve este post a apoiar uma amiga, mas depois apoia outras marcas que o fazem...

    Todas copiam...mesmo quando achamos que não descobrimos um site estrangeiro com peças iguais...seja roupa, decoração, etc

    Sigo um blog/marca que me foi dado a conhecer por si (sua amiga)!! Achava que tudo era giro e original até que percebi que não...o que me chamou a atenção foi uma peça que achei super original e de bom gosto anunciada como única e exclusiva e que encontrei à venda numa loja/blog inglesa...foi uma desilusão .. a pessoa podia pelo menos ter assumido que tinha ido buscar inspiração em vez de ter ficado com o merito todo para ela...enfim...afinal o DIY está na moda e eu própria o faço mas meramente por hobby e para casa.

    Marta Cardoso


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena que isso lhe tenha acontecido e acho mal, mesmo sendo de uma amiga, como diz.Copiar para uso pessoal nao acho bem e até eu faço, quando falo das copias descaradas é referentes a quem depois faz dinheiro com elas, à custa de outras que tiveram o trabalho de a "inventar" e passar para o real. Mas sim por vezes apanhamos desilusões até mesmo com amigos e pessoas que não esperávamos.

      Eliminar
  27. Ainda ninguém frisou um facto, que sei que existe. Se calhar a modista das marcas é a mesma e nem sequer se deu ao trabalho de fazer diferentes modelos para as duas. Só mudou o pano. Já ouvi uma pessoa de uma loja a queixar-se que a modista estava atrasada nas entregas porque tinha muita coisa à frente de outros... Se calhar foi o caso. Mas digo isto de barato, não me interpretem mal...

    ResponderEliminar
  28. Eu também não concordo, acho que quem cria tem muito trabalho e quem copia devia ser penalizado...mas infelizmente não se pode fazer nada! Cabe.nos a nós valorizar e não comprarmos quando são imitações (apesar do preço ser sempre mais tentador)..

    Nao estava a criticar o seu post ;) a única critica "construtiva" que faço é que nao mude o seu registo..reveja os seus posts quando começou a escrever e os de hoje e infelizmente tem vindo a mudar o seu registo.

    Parabéns pelas filhas lindas que tem ;)
    Marta Cardoso

    ResponderEliminar
  29. Sabia que esse molde vinha numa revista?e agora? Vai pedir desculpa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me passa isso pela cabeça. Conheço a Helena e ouvi dela a história deste vestido, não acredito que me mentisse, mas não tenha qualquer dúvida que se este vestido viesse o molde numa revista, pediria desculpa com toda a certeza. Para mim a palavra das pessoas que conheço é verdadeira, isso basta-me.

      Eliminar
  30. Oh querida Ana, desde ha mais de um ano que a leio... o que aqui vejo de ha uns tempos para cá? uma cabala de ranhosas dispostas a acabar com o seu blog. nada mais que isso. força!

    ResponderEliminar
  31. Ana, desculpe, mas o anónimo que falou em "cretino" estava a defendê-la e a "atacar" o anónimo anterior. Está a gerar-se alguma confusão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estava e só depois reparei e peço -lhe desculpa e agradeço...mas depois de tantas coisas horrorosas que li ja nem raciocinei. Descupe.

      Eliminar
    2. Pois estava e só depois reparei e peço -lhe desculpa e agradeço...mas depois de tantas coisas horrorosas que li ja nem raciocinei. Descupe.

      Eliminar
  32. Acho que não vou acrescentar nada ao que já foi dito mas realmente na roupa de crianças não há muito por onde fugir, estas peças das marcas portuguesas (na maioria) são todas do mesmo género: golas, rendas, folhos, lacinhos... Se foi copia não sei mas se os preços são diferentes cada um terá o seu mercado. Bjs Ana

    ResponderEliminar
  33. Acho realmente engraçado a Ana fazer este post, percebo que a Helena seja sua amiga e se sinta revoltada com isso, mas a Ana é das que mais copia outras blogues, e há quem a copie também, isso é verdade, mas se a Ana se inspira em imagens que vê, talvez neste caso tenha acontecido o mesmo. Basta ir a um mercadito, para ver que em vários stands há peças muito parecidas, ou mesmo iguais, e os tecidos repetem-se. Tem de haver alguma coerência quando escreve, tem de começar a ter atenção a isso.
    Carolina Guedes

    ResponderEliminar
  34. Olá Ana
    Quanto ao vestido nada tenho a dizer. Considero a sua opinião válida, mas eu como mãe de miúdas, o que mais vejo é mais do mesmo em diferentes marcas ( salvo raras excepções). E mts vezes semelhantes a marcas espanholas , verdade.
    Adiante: já comentei isto mais do que uma vez - se há bloguer que copia ideias e posts ( o modo cm cada um "monta" varia , obvio) não é a Ana. E deixe-me que lhe faça justiça, foi uma grande rasteira o que se passou com a sua vendinha das mães. A Ana consegue ir mais longe, tenho toda a fé.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  35. Bom dia,
    Depos de ler estes comentários tristes de algumas pessoas que não têm a coragem de se mostrar, só me leva a pensar que não têm mais nada para fazer na vida do que andar a criticar e a ofender os outros... Vivemos num mundo livre e democrático, todos temos direito a demonstrar a nossa opinião, obviamente que nem todos estão sempre de acordo mas isso não é motivo para ofender e atacar as outras pessoas por demonstarem o que pensam. A Ana tem todo o direito de escrever o que pensa, e já não é a primeira Marca que oiço queixas por ser copiadas, o blog apenas defendeu uma posição.
    Beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  36. Para acabar com toda esta conversa e para quem gosta de se fazer de desentendido. Um molde pode ser igual ou muito parecido, ate porque é verdade e até foi referido que a moda volta sempre a anos anteriores e a base deste vestido é um clássico. Uma coisa é o molde a outra sao todos os pormenores que foram acrescentados, como a renda nas mangas, o saiote ou forro à vista, o laço e até mesmo os botões. Para quem enviou a dizer que era um molde de uma revista, gostava que me enviasse, para ver o resultado final, pois duvido que seja o resultado final do vestido encarnado.
    A outra questao que quiserem realçar em relação ao tempo dos apenas 3 dias para "copiar", passo a dizer que basta ter uma costureira (sendo uma marca entao, tem de certeza) para conseguir fazê -lo até numa tarde quanto mais em 3 dias.
    Para mim está encerrado o assunto e não publico nem mais um comentário, até porque até porque neste espaço mando eu e aceito e publico o que bem entender, concordem ou nao. Nao somos todos iguais e tambem nao temos de pensar da mesma maneira, é por isso que este blog existe, para eu mostrar o que bem entendo da forma que o quiser fazer. Nunca obriguei ninguem a lê -lo, mas confesso que cada vez percebo menos porque certas pessoas o fazem e não falo das que discordarem da minha opiniao do vestido, mas sim das que aproveitam para atacar e faltar ao respeito.
    Boa tarde a todas e bom trabalho

    ResponderEliminar
  37. Até fiquei triste com tudo o que li... cheguei a pensar que estava no Blog errado!
    Vale a pena comentar em forma de mais valia... agora este estilo "popular" do Mercado da Ribeira (de que eu gosto muito,diga se en passsant) deixa um amargo no coração....E de momento é tudo! Tenham uma noite descansada :=

    ResponderEliminar