sábado, 9 de novembro de 2013

Amor em palavras...

As palavras para descrever o amor que temos pelos nossos filhos são tantas, e tão difíceis de quantificar o tamanho desse amor, que é infinito, que custam a sair. Eu falo por mim, que já dei muitas vezes a tentar escrever uma carta para cada uma. Eu lancei um desafio a mim mesma. Vou escrever três cartas, uma para cada uma delas. Todos os anos, todos os meses e todos os dias, sempre que me apetecer, acrescento o que achar que deve ficar escrito e que quero que um dia leiam. Cada uma terá a sua, as suas palavras e todas diferentes, de certeza.  Gostava que lessem no dia do casamento, pois chegar aos 18 anos foi bom, mas não tive a mesma sensação e o coração tão feliz como no dia que casei com o H. Esse dia sim, foi dos mais importantes, um dia que jamais irei esquecer. Nesse dia serei eu, ou se já cá não estiver, alguém que o fará por mim, mas elas irão receber em palavras o amor que vou acumulando durante todos estes anos.

Esta é a carta da Margarida Rebelo Pinto para o seu filho Lourenço, uma das cartas mais bonitas que li até hoje e que me serviu de inspiração, leiam que vão gostar...

"A MAIOR  AVENTURA


É ao fim da tarde quando te vou buscar que o dia recomeça numa nova e particular existência abençoada pelo teu sorriso iluminado a azul quando atravessas o recreio e vens directo a mim como uma seta ensinada pelo coração. Às vezes demoro-me a distinguir-te no meio das outras crianças, mas o teu corpo alto e a tua cabeça redonda como uma bola perfeita destacam-se por entre os bibes azuis e logo te encontro, os joelhos esfolados e as mãos encardidas, a cara ofegante e esse sorriso que só se tem aos 5 anos, ou muito de vez em quando, quando o amor transforma a paixão numa doce existência a dois.
Sempre te vi na minha imaginação ou no meu coração – e não serão uma e a mesma coisa? – doce e bonito, metade anjo metade príncipe, com o olhar celestial dos meninos bem comportados. Se calhar foi por isso que quando os enjoos matinais me decifraram o futuro, percebi logo que ias ser um rapaz e desatei a comprar jardineiras e ténis azuis, adivinhando sem saber o teu sexo e cor dos olhos que me guia para casa, todos os dias ao fim da tarde pela estrada fora. Juntos cantamos músicas da Disney, tu gostas do Rei Leão e eu da Bela e o Monstro, ambos concordamos que a Mulan foi uma menina muito corajosa e que a Esmeralda até era boa rapariga e eu explico-te a metáfora do Corcunda de Notre Dame para que aprendas a ver a beleza em todas as pessoas. Há dias em que quase não falamos, eu vou a pensar na vida e tu no Game Boy que te espera em casa, outras vezes explico-te porque é que vim mais cedo ou mais tarde e tu percebes tudo porque és meu filho e gostas de mim.
Gosto de encostar a minha mão de mãe à tua testa lisinha e mole, gosto de ouvir a tua voz de menino a dizer-me A Mãe sabe que eu gosto muito da
Mãe? ao mesmo tempo que semicerras os olhos e mais uma vez o teu sorriso ilumina o mundo.
Sabes, meu filho, é que antes de tu nasceres eu era só mais uma pessoa avulso, tinha muitas ideias mas pouca força, alguns sonhos e muitos disparates na cabeça, sensatez e ponderação era palavras complicadas e opacas cujo significado não me apetecia ir ver ao dicionário. Depois tu chegaste, um bocadinho de gente num choro mimado e foi assim que começou a maior aventura da minha vida.
Às vezes o cansaço toma-me os braços e a cabeça, ralho contigo e zango-me se trocas os talheres à mesa ou dizes asneiras, mas é à noite quando te adormeço na penumbra do teu quarto forrado a sonhos e ursos simpáticos, que
me alimento do teu ar quando mergulhas no sono tranquilo e seguro. Fecho os olhos para te ver melhor, qualquer dia tens 18 anos e uma colecção de namoradas giras e simpáticas com quem vais comer gelados e trocar discos, mas quando fores pai, ou crescido, ou te formares, ou aceitares o teu primeiro emprego, vou-me sempre lembrar do bocadinho de gente que eras, do choro mimado antes de te pôr ao peito, dos joelhos esfolados e da tua voz aos 5 anos a dizer a Mãe sabe que eu gosto muito da Mãe?
É que a memória é o nosso melhor património e é por causa de ti que o meu coração é como o universo, está sempre a crescer e nem eu nem ninguém sabe onde vai parar. "


ps - Christmas we love you, um amor comum a mim, à A. e à  O. que me convidaram para a mesa mais gira de Natal. Esta não foi uma mesa qualquer, foi a mesa que fiz a pensar numa das épocas do ano que mais gosto e feita a pensar nas Cs. Tinha de ser divertida, tinha de ser clássica e tinha de ter as cores que gosto de decorar a casa, para a festa do nascimento do menino Jesus. As fotos da Mafalda ficaram o máximo, a mesa ficou TOP (eu sei que não sou modesta, mas com todas as coisas giras que trouxe da loja do Gavetão, que adoro, só podia ficar assim, gira, gira, gira...), e o vestido para esta produção, da Helena Saldanha design deu aquele toque final que não podia faltar. Adorei TUDO e mais uma vez obrigada Save the dates, pelo convite. Vejam tudo sobre os meus costumes de Natal aqui...





pss - Desejosa de ver, algumas das marcas portuguesas que mais gosto, fazerem sucesso em Madrid, já no próximo dia 24 de Novembro, The Brands' Market. Vai ser uma verdadeira girls just wanna have fun, em terras de nuestros hermanos...
Algumas das roupas e acessórios mais giros que escolhi, já a pensar no Natal, de cada uma das marcas que vai lá estar.















psss - as experiências com a Yammi (Continente) continuam e este fim de semana o almoço para receber os bisavós, foi praticamente todo feito por ela. Ficou uma delicia e foi um aproveitar de coisas que tinha no congelador e no frigorífico...

um bacalhau gratinado com coentros, uma quiche de restos (só me enganei na massa, fiz folhada em vez de quebrada que gosto muito mais) e um doce de natas com bolacha maria que por aqui fez sucesso, principalmente com as Cs. Yammi, yammi...


Boa semana a todos...

vivam as mulheres...



Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

2 comentários: